quarta-feira, 16 de julho de 2014

secretaria de saude de imperatriz semus Plano de ação debaterá coleta seletiva em Imperatriz

secretaria de saude de imperatriz semus Plano de ação debaterá coleta seletiva em Imperatriz
A implementação e disponibilização da coleta seletiva será tema de reunião na próxima quinta-feira (17), às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), localizado na rua Simplício Moreira, 1478, 2º andar, no Centro. A informação foi prestada ontem à reportagem pela assessora de Projetos Especiais, Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma).
“Nós convidamos os representantes de supermercados, shoppings e das empresas de telefonia para participar dessa reunião que debaterá a implementação da Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, disse ela, que observa a fundação da Lei Federal nº 12.305/2010 e o Decreto Federal nº 7.404/2010.
Segundo ela, a legislação responsabiliza não apenas os municípios, mas também a iniciativa privada e o consumidor a contribuir com a preservação do meio ambiente, pois é nestes estabelecimentos comerciais que a maioria da população adquire produtos alimentícios e eletroeletrônicos.
Ivanice Cândido enfatiza que os resíduos de logística reversa (pilhas e baterias de celulares) serão debatidos durante a reunião, responsabilizando empresas de telefonia e supermercados que vendem celulares, máquinas fotográficas e filmadoras a disponibilizar um recipiente para depósito desses resíduos que terão destinação adequada.
“A empresa que vende esse tipo de produto também é responsável em receber os resíduos, considerado altamente prejudicial ao meio ambiente”, orienta ela, observando que algumas empresas de telefonia passaram a oferecer recipientes para recebimento desses resíduos.
Conscientização – Ela defende que “é preciso repassar à sociedade a informação de que quando se adquire um produto [eletroeletrônico ou alimentício] é preciso estarem à disposição do consumidor os locais adequados para dispensação dos resíduos sólidos ou de logística reversa”.
Supermercados deverão instalar Pontos de Entrega Voluntária
A assessora de Projetos Especiais da Sepluma, Ivanice Cândido, adianta que os supermercados deverão instalar os Pontos de Entrega Voluntária – os chamados PEVs. “É preciso que a empresa (supermercados e shoppings) faça a divulgação interna de conscientização dos consumidores, pois a responsabilidade é de todos”, frisa.
Ela ressalta que a implantação dos PEVs tem o objetivo de ofertar aos consumidores a infraestrutura adequada para recepção de resíduos sólidos (papel, metal, plástico e vidro) gerados em supermercados e shoppings centers em Imperatriz.





























































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário