domingo, 20 de julho de 2014

Secretaria de meio ambiente prefeitura de imperatriz residuos solidos urbano e logistica reversa coleta seletiva PREFEITURA DE IMPERATRIZ, Implementação e disponibilização da coleta seletiva será tema de reunião na próxima quinta-feira (17), às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), localizado na rua Simplício Moreira, 1478, 2º andar, no Centro. A informação foi prestada ontem à reportagem pela assessora de Projetos Especiais, Ivanice Cândido Lima, da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente Sepluma

Secretaria de meio ambiente prefeitura de imperatriz residuos solidos urbano e logistica reversa coleta seletiva PREFEITURA DE IMPERATRIZ, Implementação e disponibilização da coleta seletiva será tema de reunião na próxima quinta-feira (17), às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo), localizado na rua Simplício Moreira, 1478, 2º andar, no Centro. A informação foi prestada ontem à reportagem pela assessora de Projetos Especiais, Ivanice Cândido Lima, da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma).
“Nós convidamos os representantes de supermercados, shoppings e das empresas de telefonia para participar dessa reunião que debaterá a implementação da Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, disse ela, que observa a fundação da Lei Federal nº 12.305/2010 e o Decreto Federal nº 7.404/2010.
Segundo ela, a legislação responsabiliza não apenas os municípios, mas também a iniciativa privada e o consumidor a contribuir com a preservação do meio ambiente, pois é nestes estabelecimentos comerciais que a maioria da população adquire produtos alimentícios e eletroeletrônicos.
Ivanice Cândido enfatiza que os resíduos de logística reversa (pilhas e baterias de celulares) serão debatidos durante a reunião, responsabilizando empresas de telefonia e supermercados que vendem celulares, máquinas fotográficas e filmadoras a disponibilizar um recipiente para depósito desses resíduos que terão destinação adequada.
“A empresa que vende esse tipo de produto, também é responsável em receber os resíduos, considerado altamente prejudicial ao meio ambiente”, orienta ela, que observa que algumas empresas de telefonia passaram a oferecer recipientes para recebimento desses resíduos.
Conscientização – Ela defende que “é preciso repassar à sociedade a informação de quando se adquire um produto [eletroeletrônico ou alimentício] é preciso está à disposição do consumidor os locais adequados para dispensação dos resíduos sólidos ou de logística reversa”.
Supermercados deverão instalar Pontos de Entrega Voluntária
A assessora de Projetos Especiais da Sepluma, Ivanice Cândido, adianta que os supermercados deverão instalar os Pontos de Entrega Voluntária – os chamados PEV’s. “É preciso que a empresa (supermercados e shoppings) faça a divulgação interna de conscientização dos consumidores, pois a responsabilidade é de todos”, frisa.
Ela ressalta que a implantação dos PEV’s tem o objetivo de ofertar aos consumidores a infraestrutura adequada para recepção de resíduos sólidos (papel, metal, plástico e vidro) gerados em supermercados e shoppings center, em Imperatriz.










































































Nenhum comentário:

Postar um comentário