quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Blitz educativa no Rio Tocantins é realizada em Imperatriz

IMPERATRIZ – Um domingo diferente, dedicado a preservação ambiental, foi assim a manhã de hoje (22), para cerca de 50 pessoas que participaram da III Blitz Educativa no Rio Tocantins. Com o tema “Rio limpo - sua atitude faz a diferença”, a ação teve como objetivo coletar o lixo jogado as margens do Rio Tocantins, no trajeto da Praia do Cacau a Praia do Imbiral, além de constatar a degradação do rio causada pela ação humana e conscientizar a população da importância da preservação.
A ação mobilizou gente de todas as idades. A aposentada Édila Fialho chegou cedo e com toda disposição para ajudar na blitz “Estou com 77 anos e muito disposta para essa limpeza. O rio é a maior riqueza que nós temos e todos, crianças, jovens e idosos tem que ajudar para que esse rio possa continuar assim: maravilhoso!”, afirmou.
Para a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), Ivanice Cândido, mais do que coletar o lixo, a ação visa mostrar os prejuízos causados pela poluição ambiental, além de ser um trabalho educativo e que busca agentes para a preservação do rio.
“É importante que cada pessoa tenha consciência da importância da preservação, isso desde a dona casa com armazenamento correto do lixo produzido pela família até as pessoas na rua não jogando os resíduos nas vias, pois esse material vem para o rio. No momento em que cada pessoa assumir sua responsabilidade e ter consciência da forma correta de guardar o lixo, teremos um ambiente bem melhor”, destacou Ivanice.
E a situação encontrada durante a blitz não é das melhores, muito lixo nas margens do rio, mata ciliar queimada, construções muito próximas do rio e muito esgoto sendo jogado diretamente no Rio Tocantins. “Falta consciência, falta educação e falta políticas públicas mais efetivas para preservação ambiental e para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou o promotor do meio ambiente, Jadilson Cerqueira, destacando que muito material encontrado no rio poderia ser reciclado.
A ação contou, também, com a participação de estudantes que puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Já tivemos aulas de preservação ambiental e, agora, estamos alertando a população para os prejuízos da poluição ambiental e de como fazer a coleta seletiva e reaproveitar muitos materiais que são jogados fora”, disse o estudante, Romário Alves. Durante a ação, alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), também, coletaram algumas amostras de água para análise.III Blitz Educativa no Rio Tocantins contou, ainda, com a participação do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, ONGs, Associação Comercial e Industrial, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e alunos de algumas faculdades e escolas técnicas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário