domingo, 29 de março de 2015

Prefeitura de Imperatriz é pioneira na implantação do Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Agora além de estimular, orientar sobre sustentabilidade, a Prefeitura passa a desenvolver ações voltadas para o uso racional dos recursos naturas; bens públicos e gestão adequada de resíduos sólidos dentro da própria gestão Municipal.

Prefeitura de Imperatriz é pioneira na implantação do Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Agora além de estimular, orientar sobre sustentabilidade, a Prefeitura passa a desenvolver ações voltadas para o uso racional dos recursos naturas; bens públicos e gestão adequada de resíduos sólidos dentro da própria gestão Municipal.
As diretrizes do programa A3P visam à redução do consumo de água, energia, e estimular licitações sustentáveis, entre outras. Para o secretário Municipal de Administração e Modernização, Iramar Candido, a implantação do Programa denota um grande desafio, sobretudo por se tratar de mudança de hábito, mas que certamente refletirão positivamente no meio ambiente. “O plano de ação será elaborado a partir do diagnóstico de cada secretaria envolvida. E após isso será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. Nossa preocupação é promover a sustentabilidade dentro da própria gestão. E Evidentemente promover a sustentabilidade na cidade”.
Segundo a assessora de Projetos Especiais do Município, Ivanice Candido, o A3P é um programa que tem a finalidade de promover a responsabilidade socioeconômica e a doação de procedimentos, referenciais de sustentabilidades e critérios socioambientais nas atividades do setor público. Ressalta que a Prefeitura tem realizado ações que agora serão intensificadas após adesão do Município ao Programa A3P.
“Em Imperatriz, os eixos do programa estão centrados nas temáticas: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos. Em termos de ações voltadas para o meio ambiente, Imperatriz está bem adiantada. Nós temos implantado projeto de coleta seletiva, temos feito acompanhamento desta ação, além de desenvolver capacitações para orientar a população. Mas queremos ir muito além”.
A primeira reunião para a formação da comissão gestora responsável pela coordenação do Programa A3P, em Imperatriz foi realizada nessa quarta-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (SEAMO). Representantes das secretarias de Educação, Trânsito, Desenvolvimento Social, Administração, Infraestrutura, Saúde; Meio Ambiente e Gabinete do Prefeito participaram do evento. A portaria com os nomes dos integrantes da comissão será publicada dia 29.
Inicialmente os integrantes da comissão ficaram responsáveis pela elaboração do diagnóstico com levantamento do consumo de recursos naturais; obras realizadas; práticas ambientais realizadas; levantamento de necessidades de capacitações de cada pasta. As informações serão apresentadas na reunião designada para dia 31 às 15h no auditório da SEAMO. Os dados servirão para dar início ao plano de ação que será encaminhado para o Ministério do Meio Ambiente no mês de abril. 



Prefeitura de Imperatriz articula implantação do Programa de Agenda Ambiental A3P Ação está sendo realizada pela Secretaria de Administração Municipal e visa promover a sustentabilidade, Ivanice Candido Lima.






Prefeitura de Imperatriz articula implantação do Programa de Agenda Ambiental A3P Ação está sendo realizada pela Secretaria de Administração Municipal e visa promover a sustentabilidade, Ivanice Candido Lima.






Prefeitura Municipal de Imperatriz articula implantação do Programa de Agenda Ambiental A3P Ação está sendo realizada pela Secretaria de Administração Municipal e visa promover a sustentabilidade, Ivanice Candido Lima.

Imperatriz é pioneira na implantação do Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenado pelo Ministério do Meio Am





















biente. Agora, além de estimular e orientar sobre sustentabilidade, a Prefeitura passa a desenvolver ações voltadas para o uso racional dos recursos naturas, bens públicos e gestão adequada de resíduos sólidos dentro da própria gestão municipal.
As diretrizes do programa A3P visam à redução do consumo de água, energia e estimular licitações sustentáveis, entre outras. Para o secretário municipal de Administração e Modernização, Iramar Cândido, a implantação do Programa denota um grande desafio, sobretudo por se tratar de mudança de hábito, mas que certamente refletirão positivamente no meio ambiente. "O plano de ação será elaborado a partir do diagnóstico de cada secretaria envolvida. E após isso será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. Nossa preocupação é promover a sustentabilidade dentro da própria gestão e, evidentemente, promover a sustentabilidade na cidade".
Segundo a assessora de Projetos Especiais do Município, Ivanice Cândido, o A3P é um programa que tem a finalidade de promover a responsabilidade socioeconômica e a doação de procedimentos, referenciais de sustentabilidades e critérios socioambientais nas atividades do setor público. Ressalta que a Prefeitura tem realizado ações que agora serão intensificadas após adesão do município ao Programa A3P.
"Em Imperatriz, os eixos do programa estão centrados nas temáticas: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos. Em termos de ações voltadas para o meio ambiente, Imperatriz está bem adiantada. Nós temos implantado projeto de coleta seletiva, temos feito acompanhamento desta ação, além de desenvolver capacitações para orientar a população. Mas queremos ir muito além".
A primeira reunião para a formação da comissão gestora responsável pela coordenação do Programa A3P em Imperatriz foi realizada nessa quarta-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (SEAMO). Representantes das secretarias de Educação, Trânsito, Desenvolvimento Social, Administração, Infraestrutura, Saúde, Meio Ambiente e Gabinete do Prefeito participaram do evento. A portaria com os nomes dos integrantes da comissão será publicada dia 29.
Inicialmente, os integrantes da comissão ficaram responsáveis pela elaboração do diagnóstico com levantamento do consumo de recursos naturais; obras realizadas; práticas ambientais realizadas; levantamento de necessidades de capacitações de cada pasta. As informações serão apresentadas na reunião designada para dia 31, às 15h, no auditório da SEAMO. Os dados servirão para dar início ao plano de ação que será encaminhado para o Ministério do Meio Ambiente no mês de abril. (Eva Fernandes - Ascom)

sábado, 28 de março de 2015

Marcelo Coelho Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais Ivanice Candido Lima Endereço Sede: Avenida dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau, São Luís-Maranhão. CEP: 65071-380.Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau, São Luís-Maranhão. CEP: 65071-700. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SEMA: 13h às 19h (segunda a sexta) TELEFONES DE CONTATO: Fone Geral da Sema (SEDE e ANEXO): Fone do Setor de Atendimento: (98) 9137-6513 Fone da Ouvidoria: (98) 3194-8910

Marcelo Coelho
Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais 
 Endereço Sede: Avenida dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan,
Calhau, São Luís-Maranhão. CEP: 65071-380.
Endereço Anexo: Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau, São Luís-Maranhão. CEP: 65071-700.
 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SEMA:       
 13h às 19h (segunda a sexta) 
 TELEFONES DE CONTATO:
      Fone Geral da Sema (SEDE e ANEXO): Fone do Setor de Atendimento: (98) 9137-6513
 
Fone da Ouvidoria: (98) 3194-8910
 Fax da Sema: (98) 3194-8911












domingo, 22 de março de 2015

Prefeitura de Imperatriz ivanice candido lima, Sedel e Commam realizam parceria em jogos no Frei Epifânio A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), firmou parceria no sentido de conscientizar os torcedores em jogos realizados no estádio municipal Frei Epifânio, em especial nos jogos do Cavalo de Aço.

Prefeitura de Imperatriz ivanice candido lima, Sedel e Commam realizam parceria em jogos no Frei Epifânio A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), firmou parceria no sentido de conscientizar os torcedores em jogos realizados no estádio municipal Frei Epifânio, em especial nos jogos do Cavalo de Aço.
O secretário de Esporte, Saulo Dino, e a bióloga e presidente do Commam, Ivanice Cândido, estiveram, na quinta-feira, no estádio municipal Frei Epifânio definindo os locais onde serão instaladas várias lixeiras que servirão para a colocação do lixo, como latas de cervejas, refrigerantes, garrafas de água, copos descartáveis, bucha de laranja etc.
De acordo com o secretário Saulo Dino, a parceria com a Commam é mais uma ação da Sedel em prol dos desportistas. “Essa parceria é importante porque vai possibilitar o torcedor a ter um local apropriado para colocar o lixo. Na Copa do Mundo, aqui no Brasil, os japoneses nos deram uma lição de civilidade. A Sedel e a Commam estão fazendo a sua parte, colocando as lixeiras, e esperamos que o torcedor possa ter a conscientização de fazer uso dessas lixeiras”.
Ivanice Cândido, presidente do Commam, enalteceu a preocupação do secretário de Esporte. “O secretário Saulo Dino nos recebeu muito bem e demonstrou, também, a sua preocupação com o meio ambiente. São importantes atitudes como a dele e de toda a sua equipe nessa questão da qualidade de vida, já que a saúde pode ser afetada por causa dos problemas ambientais, além de agravar quando não tomamos os devidos cuidados”.
No jogo deste sábado, 21, entre Imperatriz e São José, no estádio municipal Frei Epifânio, as lixeiras já estarão instaladas para que o torcedor tenha o local apropriado para jogar o lixo. (Ascom – Sedel)

terça-feira, 17 de março de 2015

SEMA Marcelo Coelho SEMA Marcelo Coelho Compensação Ambiental Suzano

SEMA Marcelo Coelho SEMA Marcelo Coelho Compensação Ambiental Suzano Governo investiga irregularidade em compensação ambiental
06 de março de 2015 - 3h58
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Marcelo Coelho, reuniu-se com representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM) de Imperatriz, durante esta semana, para tratar de possível irregularidade na aplicação de recursos de compensação ambiental na gestão passada. Um recurso de R$ 10,2 milhões que deveria ser investido em Imperatriz, a partir de compensação ambiental da Suzano Papel e Celulose, foi direcionado ao Parque Estadual do Mirador.

Com a mudança da gestão estadual em 2015, os membros do COMMAM procuraram novamente a Sema para reiterar as reivindicações feitas na gestão passada, e não atendidas, sobre a destinação do recurso. Durante a reunião, o secretário Marcelo Coelho informou que acionou o setor jurídico do órgão para verificar a situação do recurso e devolução para investimento conforme a legislação.

O caso também está sendo averiguado pela Promotoria Especializada em Meio Ambiente. Segundo o promotor Jadilson Cirqueira, os R$ 10,2 mi que deveriam beneficiar o município de Imperatriz foram desviados para o Parque Estadual de Mirador.

O promotor ressaltou que uma lei federal estabelece que todos os recursos de compensação ambiental devem ser aplicados na área que sofreu o impacto ambiental. No caso da Suzano, os impactos ocorreram em Imperatriz com a instalação da fábrica e a captação de água do Rio Tocantins; e em cidades vizinhas com a plantação de eucalipto.

Durante a conversa com o secretário, o  também discutiu medidas de proteção ao meio ambiente em Imperatriz. Estiveram presentes na reunião a secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável, Liene Soares Pereira; a presidente do COMMAM de Imperatriz, a bióloga Ivanice Candido Lima Almeida; e o diretor de relações públicas do COMMAM de Imperatriz, ambientalista Domingos Cezar.