sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Prefeitura de Imperatriz realiza palestra sobre coleta seletiva na Receita Federal -

A Prefeitura de Imperatriz realizou, na tarde dessa quarta-feira (29), uma palestra sobre reciclagem com os servidores da Receita Federal. A palestra foi ministrada pela assessora de projetos especiais, Ivanice Cândido Lima, e buscou alertar sobre a importância da coleta seletiva solidária e da necessidade de mudança de hábitos e atitudes com uma visão de sustentabilidade. A ação faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos com base na Lei 12.305/10 do Plano Piloto de Resíduos Sólidos Nacional, que vem sendo desenvolvido em vários locais no município. "Reunimos os servidores da Receita Federal para fazer a conscientização da importância de realizar de forma correta a segregação do lixo. O objetivo é ampliar o Plano Piloto da Coleta Seletiva no Município de Imperatriz. No ano passado, arrecadamos 30 toneladas, sendo maioria metais, e pretendemos expandir ainda mais. As empresas e instituições podem solicitar os agendamentos das palestras", declarou. Ivanice Cândido informou, ainda, que será firmado com a Receita Federal um termo de parceria onde serão recolhidos os resíduos e depois encaminhados à Associação dos Catadores - ASCAMARI. O projeto contempla escolas, condomínios, shoppings e algumas residências. As empresas e instituições interessadas em fazer o agendamento das palestras podem entrar em contato com a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e Logística Reversa Agendamentos de palestras: (99) 9174-4332. E-mail  :biologafalcao@hotmail.com /projetosespeciaisivanice@imperatriz.ma.gov.br                            Endereço: Rua Simplício Moreira, 1478 - 2º Piso - Centro, CEP 65.901-490.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Servidores municipais lotados nas secretarias de Administração e Modernização (SEAMO), de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Assessoria de Comunicação (ASCOM) participaram na manhã e tarde dessa terça-feira (28) de palestras com o tema "Plano piloto de coleta seletiva solidária de resíduos sólidos". Palestra nesse sentido está sendo ministrada pela bióloga Ivanice Cândido .

Servidores municipais lotados nas secretarias de Administração e Modernização (SEAMO), de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Assessoria de Comunicação (ASCOM) participaram na manhã e tarde dessa terça-feira (28) de palestras com o tema "Plano piloto de coleta seletiva solidária de resíduos sólidos". Palestra nesse sentido está sendo ministrada pela bióloga Ivanice Cândido Almeida, assessora de projetos especiais da Prefeitura Municipal e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM). O propósito da bióloga é levar essa informação às empresas, instituições, escolas e comunidade em geral. Na ocasião, Ivanice Cândido explicou aos presentes sobre a A3P, que segundo ela, é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo principal promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos. De acordo ainda com a bióloga, "o programa foi criado para ser aplicado na administração pública, mas pode ser usado como modelo de gestão ambiental por outros segmentos da sociedade", explica. Esse modelo, conforme informa Ivanice Cândido, já vem sendo adotado em algumas empresas, exemplificando a Cemar e o Banco do Nordeste do Brasil. Ela observa, ainda, que o Ministério do Meio Ambiente apoia tecnicamente as instituições interessadas em implementar a A3P. "Para auxiliar o processo de implantação da agenda, o MMA propõe aos parceiros interessados a sua institucionalização por meio da assinatura do Termo de Adesão e o seu cadastro na Rede A3P". Nesta quarta-feira (29), a partir das 14h, a bióloga Ivanice Cândido se reunirá com funcionários da Receita Federal, quando ministrará a mesma palestra aos servidores do órgão federal. "A coleta seletiva solidária é de suma importância na conscientização das pessoas que desejam viver numa cidade limpa, bonita e acolhedora", finaliza. Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Imperatriz, o vereador Marco Aurélio da Silva Azevedo, Marco do Teorema, participou da reunião. "Esse é um momento que se percebe a evolução do setor público de forma responsável, estimulando a sociedade a participar desse momento", afirma Marco Aurélio, ressaltando que "com essas orientações as pessoas passam a ter mais responsabilidade com o meio ambiente", conclui.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Prefeitura de Imperatriz Coleta Seletiva A3P coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos, o lixo gerado diariamente nas cidades.

Prefeitura de Imperatriz Coleta Seletiva A3P coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos, o lixo gerado diariamente nas cidades. A coleta seletiva possibilita a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo orgânico, o desenvolvimento das indústrias de reciclagem, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, e ainda contribui para a limpeza da cidade, para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema e gera empregos Ivanice Candido Lima.

Coleta Seletiva Prefeitura de Imperatriz A3P

Coleta Seletiva Prefeitura de Imperatriz A3P coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos, o lixo gerado diariamente nas cidades. A coleta seletiva possibilita a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo orgânico, o desenvolvimento das indústrias de reciclagem, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, e
ainda contribui para a limpeza da cidade, para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema e
gera empregos.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Prefeitura recolheu no último trimestre 30 toneladas de resíduos recicláveis. A coleta seletiva feita com a participação de associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, formadas por pessoas físicas de baixa renda, tem sido o alvo da Prefeitura de Imperatriz, com a implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva Solidária, tendo em vista um desenvolvimento sustentável. O plano é baseado na Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Prefeitura recolheu no último trimestre 30 toneladas de resíduos recicláveis. A coleta seletiva feita com a participação de associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, formadas por pessoas físicas de baixa renda, tem sido o alvo da Prefeitura de Imperatriz, com a implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva Solidária, tendo em vista um desenvolvimento sustentável. O plano é baseado na Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
De acordo com a assessora de projetos especiais da Prefeitura Municipal, bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, para o recolhimento das 30 toneladas de resíduos recicláveis (vidro 6,9%, metal 69,35%, papel 5,45% e plástico 18,30%), a Prefeitura disponibilizou dois caminhões e contou com a parceria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI).
Ivanice informa que a coleta seletiva tem como pontos de entrega voluntários (PEVs) as escolas municipais do polo Santa Rita: Elisa Nunes, Marechal Rondon, Mariana Luz, Bom Pastor, Mutirão, Sinopse e Samaritana. Além desses pontos, tem ainda a Marinha do Brasil, empresas, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), PEVs formados pelos catadores e Restaurante Popular. De acordo com a coordenadora, Ivanice Cândido, o Plano Piloto de Coleta Seletiva Solidária de Imperatriz tem como meta para o primeiro trimestre de 2014 ampliar os PEVs, expandindo para 30 escolas (públicas e particulares) dos bairros Santa Rita, São José e Bom Sucesso e condomínios do bairro Santa Inês. Ela informa ainda sobre a implantação da coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário e no centro comercial da cidade (Calçadão) visando disciplinar horário de disponibilização de resíduos para coleta após as 18h, com o encerramento do expediente comercial.
Ivanice Cândido garante que haverá uma campanha educativa para que a comunidade comece a
seletivar o lixo doméstico. Este importante projeto, tem o apoio do presidente da Câmara de
vereadores, Hamilton Miranda, e do secretário de Infraestrutura, o Engenheiro Civil, Roberto Alencar. Juntos, eles não tem medido esforços pela concretização do projeto de Coleta Seletiva com inclusão dos catadores de residuos
recicláveis.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A3P Prefeitura de Imperariz realiza trabalho de conscientização ambiental nos departamentos da Prefeitura de Imperatriz.A3P

A3P Prefeitura de Imperariz realiza trabalho de conscientização ambiental nos departamentos da Prefeitura de Imperatriz.A3P

A3P Prefeitura de Imperariz realiza trabalho de conscientização ambiental nos departamentos da Prefeitura de Imperatriz.

A3P Prefeitura de Imperariz realiza trabalho de conscientização ambiental nos departamentos da Prefeitura de Imperatriz.A3P
.

PREFEITURA DE IMPERATRIZ RECOLHEU MAIS DE TRINTA TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLAVEIS NO ÚLTIMO TRIMESTRE

Prefeitura recolheu no último trimestre 30 toneladas de resíduos recicláveis - A coleta seletiva feita com a participação de associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, formadas por pessoas físicas de baixa renda, tem sido o alvo da Prefeitura de Imperatriz, com a implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva Solidária, tendo em vista um desenvolvimento sustentável. O plano é baseado na Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a assessora de projetos especiais da Prefeitura Municipal, bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, para o recolhimento das 30 toneladas de resíduos recicláveis (vidro 6,9%, metal 69,35%, papel 5,45% e plástico 18,30%), a Prefeitura disponibilizou dois caminhões e contou com a parceria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI). Ivanice informa que a coleta seletiva tem como pontos de entrega voluntários (PEVs) as escolas municipais do polo Santa Rita: Elisa Nunes, Marechal Rondon, Mariana Luz, Bom Pastor, Mutirão, Sinopse e Samaritana. Além desses pontos, tem ainda a Marinha do Brasil, empresas, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), PEVs formados pelos catadores e Restaurante Popular. De acordo com a coordenadora, Ivanice Cândido, o Plano Piloto de Coleta Seletiva Solidária de Imperatriz tem como meta para o primeiro trimestre de 2014 ampliar os PEVs, expandindo para 30 escolas (públicas e particulares) dos bairros Santa Rita, São José e Bom Sucesso e condomínios do bairro Santa Inês. Ela informa ainda sobre a implantação da coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário e no centro comercial da cidade (Calçadão) visando disciplinar horário de disponibilização de resíduos para coleta após as 18h, com o encerramento do expediente comercial. Ivanice Cândido garante que haverá uma campanha educativa para que a comunidade comece a seletivar o lixo doméstico. Este importante projeto, tem o apoio do presidente da Câmara de vereadores, Hamilton Miranda, e do secretário de
Infraestrutura, o Engenheiro Civil, Roberto Alencar. Juntos, eles não tem medido
esforços pela concretização do projeto de Coleta Seletiva com inclusão dos
catadores de lixo.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prefeitura de Imperatriz conscientiza população para necessidade da coleta seletiva do lixo Ivanice Candido limaC

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), em parceria com a Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascamare), vem realizando ações da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10, do Plano Piloto de Coleta Seletiva. A ação conta ainda com o apoio da Câmara Municipal, por intermédio do presidente Hamilton Miranda, que recebeu a coordenadora do projeto, bióloga Ivanice Cândido, para debater a implementação dessa importante ação para a população de Imperatriz, que começa a despertar para esse projeto que já conta hoje com plano piloto. De acordo com Ivanice Cândido, dentro do projeto estão sendo contempladas escolas, condomínios, centro comercial, shoppings e residências. Segundo a coordenadora, o projeto tem como objetivo mobilizar os alunos (crianças, jovens e adultos) quanto à importância da coleta seletiva e à necessidade de mudança de hábitos e atitudes com uma visão de sustentabilidade. "Vamos promover ações de mobilização em diversas instituições, escolas, entidades que estão situadas nas mais diversas regiões da nossa cidade", afirma Ivanice Cândido. Ela informa ainda que o plano possui um modelo de coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário e a criação de um Ponto de Entrega Voluntário de Resíduos Variados (ECOPONTO). "Também existe a visão da inclusão social, tornando assim as escolas como um Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Esta é mais uma opção para a população dispersar os resíduos sólidos e inservíveis", observa Ivanice Cândido, ressaltando os esforços e o apoio recebido por parte dos secretários Roberto Alencar (Infraestrutura) e Richard Sebba (Planejamento Urbano e Meio Ambiente). Em meados de dezembro passado, a bióloga Ivanice Cândido esteve em Fortaleza participando do curso de capacitação para Sustentabilidade na Administração Pública, tendo como programa do governo federal a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P. O curso foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com Ivanice Cândido, a A3P tem como finalidade inserir a gestão socioambiental sustentável às

atividades administrativas e operacionais no campo governamental. Os cinco eixos da A3P são:

coleta seletiva, educação ambiental, licitações sustentáveis e uso racional dos recursos naturais. "Com isso, o objetivo é sempre buscar a qualidade de vida no ambiente de trabalho", conclui a bióloga.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Prefeitura de Imperatriz Coleta Seletiva A3P coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos, o lixo gerado diariamente nas cidades. A coleta seletiva possibilita a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo orgânico, o desenvolvimento das indústrias de reciclagem, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, e ainda contribui para a limpeza da cidade, para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema e gera empregos.

Coleta Seletiva Ivanice Candido lima.
A implantação da coleta seletiva de lixo é uma das soluções para a administração do problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos, o lixo gerado diariamente nas cidades. A coleta seletiva possibilita a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários ou usinas de tratamento de lixo orgânico, o desenvolvimento das indústrias de reciclagem, a diminuição da extração de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da poluição, e ainda contribui para a limpeza da cidade, para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema e gera empregos.