quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Imagens de coleta seletiva imperatriz.

.
IMPERATRIZ – O município por intermédio das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Meio Ambiente (Sepluma) de Imperatriz e em parceria com a Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascamare), vem realizando ações da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10 do Plano Piloto de Coleta Seletiva. Dentro do projeto estão sendo contempladas escolas, condomínios, centro comercial, shoppings e residências.

De acordo com a coordenadora, Ivanice Cândido, o projeto tem como objetivo mobilizar os alunos (crianças, jovens e adultos) quanto a importância da coleta seletiva e a necessidade de mudança de hábitos e atitudes com uma visão de sustentabilidade. “Vamos promover ações de mobilização em diversas instituições e regiões da cidade”, afirma.

O Plano tem um modelo de coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário, a criação de um Ponto de entrega Voluntário de Resíduos Variados (ECOPONTO), também a visão da inclusão social tornando assim as escolas como um Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Uma opção para
população dispersar os resíduos inservíveis.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

coleta seletiva imperatriz

A Prefeitura de Imperatriz realizará ações da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10 implantando o Plano Piloto de Coleta Seletiva. Dentro do projeto estão sendo contempladas escolas, condomínios, centro comercial, shoppings e residências. O projeto, que é coordenado pela bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, assessora de Projetos Especiais e coordenadora responsável pela implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva de Imperatriz, prevê ações de mobilização em diversas instituições e regiões da cidade. O Plano tem um modelo de coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário e ainda a implantação de ECOPONTO - ponto de entrega voluntário de resíduos variados, dando opção para população dispersar os resíduos inservíveis. A primeira mobilização aconteceu no último dia 6 de novembro, no Setor de Educação, Inclusão e Atenção à Diversidade, contando com a participação da professora Érica Rigo. Para tanto, foi realizada uma reunião com os gestores de sete escolas municipais do polo Santa Rita: Elisa Nunes, Marechal Rondon, Mariana Luz, Bom Pastor, Mutirão, Sinopse e Samaritana. A reunião contou também com a presença de José Ferreira Lima, presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável - ACAMARE, o qual fez uma demonstração dos resíduos de coleta seletiva. De acordo com Ivanice Cândido, o projeto tem como objetivo mobilizar os alunos (crianças, jovens e adulto) quanto a importância da coleta seletiva e a necessidade de mudança de hábitos e atitudes com uma visão de sustentabilidade. Incluiu-se também a visão da inclusão social tornando assim as escolas como um Ponto de Entrega Voluntária - PEV. Além de trabalhar, os alunos que se tornam multiplicadores começando a conscientizar a própria família. A prefeitura de Imperatriz, por intermédio das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Meio Ambiente (Sepluma), vem coletando 6 toneladas de resíduos recicláveis por semana e tem uma meta de chegar a 12 toneladas por semana até Janeiro de 2014. (Domingos Cezar/ASCOM).

Coleta seletiva Imperatriz se mobiliza para implantar plano piloto de coleta seletiva do lixo.

Coleta seletiva Imperatriz se mobiliza para implantar plano piloto de coleta seletiva do lixo. A Prefeitura de Imperatriz realizará ações da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10 implantando o Plano Piloto de Coleta Seletiva. Dentro do projeto estão sendo contempladas escolas, condomínios, centro comercial, shoppings e residências. O projeto, que é coordenado pela bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, assessora de Projetos Especiais e coordenadora responsável pela implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva de Imperatriz, prevê ações de mobilização em diversas instituições e regiões da cidade. O Plano tem um modelo de coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário e ainda a implantação de ECOPONTO - ponto de entrega voluntário de resíduos variados, dando opção para população dispersar os resíduos inservíveis. A primeira mobilização aconteceu no último dia 6 de novembro, no Setor de Educação, Inclusão e Atenção à Diversidade, contando com a participação da professora Érica Rigo. Para tanto, foi realizada uma reunião com os gestores de sete escolas municipais do polo Santa Rita: Elisa Nunes, Marechal Rondon, Mariana Luz, Bom Pastor, Mutirão, Sinopse e Samaritana. A reunião contou também com a presença de José Ferreira Lima, presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável - ACAMARE, o qual fez uma demonstração dos resíduos de coleta seletiva. De acordo com Ivanice Cândido, o projeto tem como objetivo mobilizar os alunos (crianças, jovens e adulto) quanto a importância da coleta seletiva e a necessidade de mudança de hábitos e atitudes com uma visão de sustentabilidade. Incluiu-se também a visão da inclusão social tornando assim as escolas como um Ponto de Entrega Voluntária - PEV. Além de trabalhar, os alunos que se tornam multiplicadores começando a conscientizar a própria família. A prefeitura de Imperatriz, por intermédio das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Meio Ambiente (Sepluma), vem coletando 6 toneladas de resíduos recicláveis por semana e tem uma meta de chegar a 12 toneladas por semana até Janeiro de 2014. (Domingos Cezar/ASCOM).

Coleta seletiva Imperatriz se mobiliza para implantar plano piloto de coleta seletiva do lixo.

Coleta seletiva Imperatriz se mobiliza para implantar plano piloto de coleta seletiva do lixo

Coleta seletiva Imperatriz se mobiliza para implantar plano piloto de coleta seletiva do lixo

Coleta seletiva  Imperatriz se mobiliza para implantar plano piloto de coleta seletiva do lixo

Coleta seletiva Prefeitura de Imperatriz se mobiliza para implantar plano piloto de coleta seletiva do lixo

Coleta seletiva Prefeitura de Imperatriz se mobiliza para implantar plano piloto de coleta seletiva do lixo,A Prefeitura de Imperatriz realizará ações da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10 implantando o Plano Piloto de Coleta Seletiva. Dentro do projeto estão sendo contempladas escolas, condomínios, centro comercial, shoppings e residências. O projeto, que é coordenado pela bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, assessora de Projetos Especiais e coordenadora responsável pela implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva de Imperatriz, prevê ações de mobilização em diversas instituições e regiões da cidade. O Plano tem um modelo de coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário e ainda a implantação de ECOPONTO - ponto de entrega voluntário de resíduos variados, dando opção para população dispersar os resíduos inservíveis. A primeira mobilização aconteceu no último dia 6 de novembro, no Setor de Educação, Inclusão e Atenção à Diversidade, contando com a participação da professora Érica Rigo. Para tanto, foi realizada uma reunião com os gestores de sete escolas municipais do polo Santa Rita: Elisa Nunes, Marechal Rondon, Mariana Luz, Bom Pastor, Mutirão, Sinopse e Samaritana. A reunião contou também com a presença de José Ferreira Lima, presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável - ACAMARE, o qual fez uma demonstração dos resíduos de coleta seletiva. De acordo com Ivanice Cândido, o projeto tem como objetivo mobilizar os alunos (crianças, jovens e adulto) quanto a importância da coleta seletiva e a necessidade de mudança de hábitos e atitudes com uma visão de sustentabilidade. Incluiu-se também a visão da inclusão social tornando assim as escolas como um Ponto de Entrega Voluntária - PEV. Além de trabalhar, os alunos que se tornam multiplicadores começando a conscientizar a própria família. A prefeitura de Imperatriz, por intermédio das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Meio Ambiente (Sepluma), vem coletando 6 toneladas de resíduos recicláveis por semana e tem uma meta de chegar a 12 toneladas por semana até Janeiro de 2014. (Domingos Cezar/ASCOM).
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

José Delfino da Silva Lima

José Delfino da Silva Lima.
A assessora de Projetos Especiais da Prefeitura de Imperatriz, bióloga Ivanice Cândido Lima,esteve em audiência na última quarta-feira (23), no Ministério do Meio Ambiente - MMA, em Brasília, quando recebeu orientações nos departamentos da Agenda 21 e A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. Na Agenda 21, Ivanice Cândido, que também é presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMMAM, foi recebida pelo representante do departamento, José Delfino da Silva Lima, o qual fez uma explanação sobre a meta do MMA para implantação das agendas 21 por vários municípios brasileiros.

José Delfino da Silva Lima.

A assessora de Projetos Especiais da Prefeitura de Imperatriz, bióloga Ivanice Cândido Lima,esteve em audiência na última quarta-feira (23), no Ministério do Meio Ambiente - MMA, em Brasília, quando recebeu orientações nos departamentos da Agenda 21 e A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. Na Agenda 21, Ivanice Cândido, que também é presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMMAM, foi recebida pelo representante do departamento, José Delfino da Silva Lima, o qual fez uma explanação sobre a meta do MMA para implantação das agendas 21 por vários municípios brasileiros.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A3p Agenda Ambiental orienta administração municipal Prefeitura de imperatriz sobre consumo de água e energia

A3P Agenda Ambiental na administração Publica,Prefeitura de Imperatriz sobre consumo de água e energia.A assessora de projetos especiais da Prefeitura de Imperatriz, Ivanice Cândido Lima
 foi recebida pelos representantes do Departamento A3P, Fernanda Ishibiya Espíndola, analista ambiental e Páblo Maya Pereira Ciari, técnico especialista em Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente.
A3P é um dos programas e ações da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). De acordo com Ivanice Cândido, com a implantação da A3P a Prefeitura de Imperatriz assume a dianteira no processo de gestão de resíduos sólidos e meio ambiente.
De acordo com Ivanice, a prefeitura já vem realizando várias ações que fazem parte da A3P como exemplo, a redução do consumo de água e energia em 30% no ano de 2012 a 2013, por intermédio da Secretaria de Administração e Modernização, com a Unidade de Gestão Energética (UGEM) da Prefeitura.
Ela cita a entrega de toneres e cartuchos de impressora para o fabricante HP, aderindo a utilização de papel reciclável, e a implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva. “Com essas e outras ações Imperatriz está prestes a implantar a A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública e ser reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA”.
Eixos Temáticos:
A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los de forma econômica e racional evitando o seu desperdício. Este eixo engloba o uso racional de energia, água e madeira além do consumo de papel, copos plásticos e outros materiais de expediente.
A gestão adequada dos resíduos passa pela adoção da política dos 5R´s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Dessa forma deve-se primeiramente pensar em reduzir o consumo e combater o desperdício para só então destinar o resíduo gerado corretamente.
A sensibilização busca criar e consolidar a consciência cidadã da responsabilidade socioambiental nos servidores. O processo de capacitação contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais fornecendo oportunidade para os servidores desenvolverem atitudes para um melhor desempenho de suas atividades.

sábado, 2 de novembro de 2013

A assessora de projetos especiais da Prefeitura de Imperatriz Ivanice Cândido Lima, foi recebida pelos representantes do Departamento A3P, Fernanda Ishibiya Espíndola, analista ambiental, e Páblo Maya Pereira Ciari, técnico especialista em Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente.


A assessora de projetos especiais da Prefeitura de Imperatriz, Ivanice Cândido Lima, foi recebida pelos representantes do Departamento A3P, Fernanda Ishibiya Espíndola, analista ambiental, e Páblo Maya Pereira Ciari, técnico especialista em Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente. A3P é um dos programas e ações da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). De acordo com Ivanice Cândido, com a implantação da A3P a Prefeitura de Imperatriz assume a dianteira no processo de gestão de resíduos sólidos e meio ambiente. De acordo com Ivanice, a prefeitura já vem realizando várias ações que fazem parte da A3P. Como exemplo, a redução do consumo de água e energia em 30% no ano de 2012 a 2013, por intermédio da Secretaria de Administração e Modernização, com a Unidade de Gestão Energética (UGEM) da Prefeitura. Ela cita a entrega de toners e cartuchos de impressora para o fabricante HP, aderindo a utilização de papel reciclável, e a implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva. "Com essas e outras ações, Imperatriz está prestes a implantar a A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública e ser reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA". Eixos temáticos - A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los de forma econômica e racional evitando o seu desperdício. Este eixo engloba o uso racional de energia, água e madeira, além do consumo de papel, copos plásticos e outros materiais de expediente. A gestão adequada dos resíduos passa pela adoção da política dos 5R's: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Dessa forma, deve-se primeiramente pensar em reduzir o consumo e combater o desperdício para só então destinar o resíduo gerado corretamente. A sensibilização busca criar e consolidar a consciência cidadã da responsabilidade socioambiental nos servidores. O processo de capacitação contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais fornecendo oportunidade para os servidores desenvolverem atitudes para um melhor desempenho de suas atividades. (Domingos Cezar/ASCOM).

A assessora de projetos especiais da Prefeitura de Imperatriz Ivanice Cândido Lima, foi recebida pelos representantes do Departamento A3P, Fernanda Ishibiya Espíndola, analista ambiental, e Páblo Maya Pereira Ciari, técnico especialista em Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente.


A assessora de projetos especiais da Prefeitura de Imperatriz, Ivanice Cândido Lima, foi recebida pelos representantes do Departamento A3P, Fernanda Ishibiya Espíndola, analista ambiental, e Páblo Maya Pereira Ciari, técnico especialista em Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente. A3P é um dos programas e ações da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). De acordo com Ivanice Cândido, com a implantação da A3P a Prefeitura de Imperatriz assume a dianteira no processo de gestão de resíduos sólidos e meio ambiente. De acordo com Ivanice, a prefeitura já vem realizando várias ações que fazem parte da A3P. Como exemplo, a redução do consumo de água e energia em 30% no ano de 2012 a 2013, por intermédio da Secretaria de Administração e Modernização, com a Unidade de Gestão Energética (UGEM) da Prefeitura. Ela cita a entrega de toners e cartuchos de impressora para o fabricante HP, aderindo a utilização de papel reciclável, e a implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva. "Com essas e outras ações, Imperatriz está prestes a implantar a A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública e ser reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA". Eixos temáticos - A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los de forma econômica e racional evitando o seu desperdício. Este eixo engloba o uso racional de energia, água e madeira, além do consumo de papel, copos plásticos e outros materiais de expediente. A gestão adequada dos resíduos passa pela adoção da política dos 5R's: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar. Dessa forma, deve-se primeiramente pensar em reduzir o consumo e combater o desperdício para só então destinar o resíduo gerado corretamente. A sensibilização busca criar e consolidar a consciência cidadã da responsabilidade socioambiental nos servidores. O processo de capacitação contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais fornecendo oportunidade para os servidores desenvolverem atitudes para um melhor desempenho de suas atividades. (Domingos Cezar/ASCOM).